Jesus, o Bom Pastor

João – 10:

7Por conseguinte Jesus continuou: «Em verdade vos digo, eu sou a porta por onde entram as ovelhas. 8Aqueles que vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não fizeram caso deles. 9Eu sou a porta. Aquele que entrar por mim salva-se. É como uma ovelha que entra e sai do curral e encontra pastagens. 10O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância. 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor está pronto a morrer pelas suas ovelhas. 12O assalariado, que não é o pastor e a quem as ovelhas não pertencem, logo que vê chegar o lobo, abandona-as e foge. O lobo apodera-se delas e põe-nas em fuga. 13O assalariado não se preocupa com as ovelhas, porque o assalariado só se interessa pelo salário e não pelas ovelhas porque não lhe pertencem.

14Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me a mim. 15Conheço-as tão bem como o Pai me conhece a mim e eu o Pai, e é por isso que estou disposto a dar a vida por elas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste curral. Preciso de as conduzir também. Elas hão de ouvir a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

17O Pai ama-me, porque estou disposto a sacrificar a minha vida para a receber de novo. 18Ninguém me tira a vida. Eu dou-a de livre vontade. Tenho poder de a dar e de a recuperar. Foi esta a missão que recebi de meu Pai.»

19Os judeus voltaram a desentender-se por causa destas palavras de Jesus. 20Muitos comentavam: «Ele tem demónio e está louco. Por que é que vocês fazem caso dele?» 21Mas outros diziam: «Estas palavras não podem vir de possesso do Demónio! E como é que um demónio podia dar vista a cegos?»

Jesus, o Bom Pastor

Jesus, o Bom Pastor, é o homem que mostrou o Caminho do Amor. Do Amor Incondicional que leva ao Pai e à Vida Eterna, mas também que nos traz Felicidade e Paz na Terra. E porquê? Porque o seu exemplo é o da coragem e do compromisso em carregar a Cruz, a Cruz dos pecados, dos medos, da negatividade, da ignorância e da incosnciência que habita em todos nós e de nos sacrificarmos pela expiação de toda essa imperfeição em nós.

Porque o Amor é perfeito, nós, como filhas e filhos do Amor, estamos neste planeta e nesta vida para caminhar para essa perfeição. É a missão Universal de todos os Reinos que existem: o retorno à Luz, ao Pai, ao Amor criador.

Jesus deu-nos esse exemplo de força e apelou a que todos nós pegássemos na nossa Cruz  e nela nos crucificássemos para alcançarmos esse Amor. A crucificação é aqui o ato de um profundo trabalho interior de cura e de libertação de toda a escuridão, medos, rancores, sentimentos e pensamentos negativos e não um sacrifício de morte física.

E ele é essa porta, essa energia invisível que nos acompanha no Caminho Sagrado, que nos ampara na queda e nos dá ânimo para continuar a caminhar. Não porque o devamos adorar, mas porque ele é Amor e o Amor é tudo o que existe. Ele é o exemplo de como é duro mas possível esse Caminho.

Ele está em nós, e todo o Caminho Sagrado passa por ele. E cada um conhece-o, ou pode conhecê-lo dentro de si, pois ao encontrar o Amor e a Paz, é Cristo que encontra.

Artigos Relacionados