IMPORTÂNCIA DO RITUAL NA PRÁTICA DE REIKI

Quando iniciamos a nosso jornada de Reikianos, estamos a iniciar um caminho de autocura, de autoconhecimento e de descoberta do mais divino em nós. O autotratamento de Reiki é, nesse sentido, uma prática que envolve um ritmo sagrado. É o momento do dia em que paramos, nos libertamos dos afazeres quotidianos, da azáfama do dia e olhamos para dentro, tomamos consciência do eu mais adormecido e que calmamente nos espera. Quando nos preparamos para fazer a nossa sessão de autotratamento de Reiki começamos a abrandar o ritmo, a tomar consciência de nós e é nesse momento que se inicia o ritual.

Todo o ritual tem como força criadora a intenção. A intenção que geramos ao queremos iniciar a nossa sessão de Reiki é o início de todo o processo. Como algo que quebra com os todos os outros ritmos, este ritual naturalmente se manifesta por oposição a tudo o resto que fazemos. É normal darmos por nós a preparar o ambiente de um modo calmo e atencioso, despertarmos a nossa sensibilidade para a escolha de uma música que chame mais a nossa atenção nesse momento, ou de um incenso que desperte bem-estar em nós. Ajeitamos uma almofada, preparamos uma manta e é com o maior dos cuidados que lavamos as nossas mãos. Em mais momento nenhum do nosso dia estamos tão presentes nesse processo mecânico que é a lavagem das nossas mãos. Mas quando vamos fazer a nossa sessão de Reiki é como se entrássemos num Universo paralelo.

Todo este ritual preparatório é muito importante para nos concentrarmos e entregarmos ao autotratamento de Reiki e áquilo que ele representa.

Reiki é autocura. A autocura é o processo de melhoria de algo em nós. Toda a melhoria, toda a transformação vem da consciência que temos e damos às coisas e situações. Toda a consciência é atenção. Toda a atenção é intenção. Toda a intenção cria um ritual. E todo o ritual gera uma força que nos conecta com o mais sagrado em nós.

Embora seja um momento de preparação do autotratamento, o cuidado que temos a preparar a nossa sessão marca a frequência que nela vamos encontrar.

Artigos Relacionados