A maior curiosidade sobre o Reiki é saber como funciona, como atua no ser humano, no corpo humano. Sendo que estamos a falar de energia subtil, que não é palpável ou visível, este mistério permanece muitas vezes como o senão para nos entregarmos ao equilíbrio que esta terapia traz.
A energia Reiki é a energia que assegura o equilíbrio de todas as coisas que existem. É, nesse sentido, o reservatório infinito de vida que vai atuando na gestação e criação de tudo o que existe. A palavra Reiki significa Energia Vital Universal, ou seja, energia vital – a que nos dá vida e saúde – a nível universal, remetendo diretamente para a fonte criadora. Todos nós trazemos um reservatório pessoal de energia vital, que nos serve ao longo da vida e que termina no dia em que fazemos a passagem do plano terreno ao plano espiritual.
A utilização do Reiki ajuda a retardar o desgaste da nossa energia vital pessoal, recarregando-nos energeticamente e retardando o processo de envelhecimento das células, do corpo, e ilumina o espírito. Durante a sessão terapêutica, a energia Reiki é absorvida pelos chakras – pontos energéticos responsáveis pelo câmbio energético entre nós e o mundo. A energia absorvida vai equilibrar os chakras e assegurar o seu bom funcionamento. Cada chakra, por sua vez, tem uma ligação ao corpo físico através das glândulas endócrinas e é responsável pelo equilíbrio de um conjunto de órgãos e funções fisiológicas.
É deste modo que a energia tem efeito sobre o corpo físico, pela purificação das toxinas e pelo estímulo ao funcionamento correto das nossas funções bioquímicas e nervosas. O estado de relaxamento que a sessão proporciona é somente um pequeno efeito mais percetível dos benefícios desta terapia e da sua capacidade de atuação no nosso organismo.
O equilíbrio emocional que o Reiki permite alcançar está diretamente relacionado com o equilíbrio hormonal e com o equilíbrio energético que é estabelecido nos chakras, do ponto de vista da consciência interna, ou pessoal, e da consciência externa, ou perceção do mundo. O nosso equilíbrio emocional vai depender da consciência que temos de nós mesmos, do nosso autoconhecimento, que é constantemente posto em causa pelos outros.
Do ponto de vista mental, o equilíbrio dos chakras superiores vai permitir a abertura da nossa consciência à comunhão cósmica, ajudando-nos a relativizar os nossos pensamentos e a ter uma maior abertura mental para reestruturarmos os nossos padrões de pensamento. Afinal de contas, nós somos aquilo que criamos pelo nosso pensamento!
Todos estes benefícios tornam-se realidades quando encontramos um bom terapeuta, ou um bom Mestre que nos guie e acompanhe nesse processo de transformação interior. O Reiki é a energia que vai atuar sempre em prol daquele que é o nosso bem mais supremo, equilibrando e energizando os nossos pontos mais frágeis, revitalizando o nosso corpo e ajudando-nos a equilibrar os nossos lados racional e emocional.
Vale a pena experimentar!