Viver a Espiritualidade – Afinal o que é?

Todas as questões que dizem respeito à espiritualidade tendem a ser abordadas como tabu ou como dogma, como algo que é só para alguns malucos. O mundo da espiritualidade está repleto de histórias assustadoras de possuídos, almas penadas, infernos, pecados e fenómenos paranormais que nos metem medo, de charlatões, médiuns e psíquicos que torcem colheres com o poder da mente. Todas estas imagens alimentam os nossos medos do desconhecido e, por sua vez, os dogmas e os tabus e reduzem a espiritualidade e a sua vivência a práticas e formas de estar dentro das regras religiosas da comunidade, como algo controlado socioculturalmente.

No entanto, a espiritualidade é uma dimensão que compõe o ser humano como a dimensão física, que diz respeito ao nosso corpo, como a dimensão emocional, que corresponde às nossas emoções e a dimensão mental, relativa aos nossos pensamentos. A dimensão espiritual não é senão a dimensão do nosso Espírito. E porquê viver ou dar atenção a essa dimensão do Espírito, que não vemos nem sentimos?

O nosso corpo físico é o nosso corpo palpável, não há dúvida nenhuma do que é nem do que o compõe. O nosso corpo emocional também conhecemos bem ao identificar como nos sentimos, alegres ou tristes, motivados ou desmotivados, compassivos ou enraivecidos. O nosso corpo mental sustenta toda a nossa racionalidade, permite-nos criar o mundo, estruturá-lo, projectá-lo. E o corpo espiritual, o que faz? Como identifica-lo ou senti-lo, ou vivê-lo?

É esse nada cheio de tudo, que quando paramos e fechamos os olhos nos envolve e nos compõe, é essa presenta anímica que sustenta a nossa vida, que nos dá força de vida. É a presença pura da criação em nós.

iver a espiritualidade é antes de mais reconhecer essa presença em nós. Perceber como influencia o nosso bem-estar ou mal-estar assim como as emoções ou os pensamentos, e até o nosso físico. Viver a espiritualidade é perceber que como em cima é em baixo e que toda a nossa existência é antes demais sustentada pelo Espírito. É fundamental perceber as necessidades do Espírito e como estas se relacionam com as três outras dimensões que nos compõem e como as sustenta também.

Para isso temos de olhar para dentro, em autoconhecimento, em reconexão com o nosso Eu Interior, Ser de Paz e de Amor que aguarda a nossa atenção. Procurar o estado de pleno de relaxamento e de meditação, para estar em contacto com essa Luz que nos dá a vida.

Viver a espiritualidade é viver a conexão com o Espírito, com o nosso Eu Superior e permitir que ele nos guie para o nosso mais elevado Propósito nesta vida. É procurar compreender de onde vimos e para onde vamos, de modo a encarar esta vida como uma missão de crescimento e evolução.

A evolução do Espírito é o nosso estado natural. Despertar a nossa consciência e participar nela é o desafio. O desafio de viver na e para a Luz. De viver em Amor.

Viver a espiritualidade é percorrer esse Caminho Sagrado que nos espera.

Artigos Relacionados